h1

Porto abre as portas ao primeiro colégio chinês

November 8, 2006

A inauguração da primeira “ escola chinesa” do Porto vai ser realizada, hoje, dia 8 de Setembro. Os “interessados” podem efectuar a sua inscrição até ao final do mês. Os inscritos tem a possibilidade de aprender a língua oficial da China, o mandarim. As aulas terão início na segunda – feira.

Um dos objectivos do novo colégio chinês é estabelecer uma ligação entre os filhos de imigrantes chineses e o país de origem dos pais. O Colégio oferece 3 cursos distintos, dentro dois quais dois serão disponibilizados para crianças e o último para adultos, na maioria empresários.

As crianças podem optar por um curso de iniciação tendo aulas três vezes por semana ou um intermédio com duas horas semanais. Para além de se familiarizarem com o mandarim, os alunos terão aulas, dadas por “ não – profissionais”, sobre a história e a geografia da China. Brevemente, a pintura, a música, o Kung Fu, o Tai Chi e o Shau Lin estarão integrados no programa.

O espaço é constituído por duas salas de aulas, um laboratório de informática e um ginásio. O presidente da Liga dos Chineses em Portugal (LCP), Y Ping Chow, afirma que o “Colégio Chinês é um nome um bocadinho grandioso para um espaço tão pequeno (…), mas essa denominação traduz o desejo de o criar no futuro”.

Dado ao espaço limitado, as inscrições estão “reservadas” apenas para chineses. O presidente da LCP explica que irá “dar prioridade a alunos chineses e se estes não encherem as vagas [no máximo 15 por curso], abrirá aos alunos portugueses”.

Lembro que…
 
Segundo o relatório emitido pela Alto Comissariado para a Imigração e Minorias Étnicas (ACIME), o número de chineses residentes em Portugal, em 2004, foi de 5605.

 [Catarina Dias]

foto:   [http://www.univille.net/imagens/conteudo/4739.png]

 

Advertisements

8 comments

  1. Gostaria de saber se leccionam cursos de chines para empresarios.
    Muito Obrigada
    Teresa Maia


  2. Sim, o curso para adultos também é destinado para empresários. Para mais informações: http://www.publico.clix.pt/shownews.asp?id=1275849

    Obrigada,
    Catarina Dias


  3. Eu gostaria de saber quando abrem as incrições novamente e se as aulas são todos os dias por semana.
    Grata
    Merilyn


  4. Bom dia,

    Gostaria de saber se estão a funcionar aulas de mandarim para adultos, qual o horário, quantas vezes por semana e respectivo preço.
    Já estudei 4 anos de Mandarim em Macau, há muitos anos e quero relembrar a língua.
    Melhores cumprimentos
    Margarida Oliveira


  5. Bom dia
    Não tenho a ver com a autora do anterior comentário.Sou autora de «Macau, vozes ecoantes»,da Global EBooks
    Tenho necessidade que seja divulgada a obra.


  6. Fantastic blog you have here but I was wanting to know if you knew of any message boards that cover the same topics talked about in this
    article? I’d really like to be a part of community where I can get advice from other experienced individuals that share the same interest. If you have any recommendations, please let me know. Thanks a lot!


  7. Spot on with this write-up, I really believe that this site needs
    a great deal more attention. I’ll probably be returning to read more, thanks for the info!



Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

w

Connecting to %s

%d bloggers like this: